The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

“Faz o que o teu coração te mandar”

Há pessoas que acham que só vale a pena falar do que corre bem (deve ser por isso que não se fala do design gráfico em Portugal). Dois anos atrás participei numa conferência sobre Design e Ética que, de acordo com a anterior afirmação, não valia a pena falar de todo.

No começo da conferência, alguém perguntou se estávamos a falar de ética-tipo-vegetariano ou ética-tipo-deontologia. Um dos professores universitários que serviam de moderadores disse (e passo a citar) “que isso era discutir o sexo dos anjos” e que “o pediatra lhe tinha dado um conselho valioso: ‘você pensa que é inexperiente, mas siga o que o seu coração lhe mandar e vai correr tudo bem’”. Logo a seguir, disse que não valia a pena discutir a ética de forma geral, porque cada caso é um caso.

Pouco depois, outro professor (dono de um atelier de design) disse que na questão da ética as coisas eram muito simples: ele punha um papelito em cima da mesa com as regras e o cliente assinava ou não. A plateia aprovou com acenos de cabeça e murmúrios de “é claro que sim”. O caldo só entornou quando alguém se lembrou de perguntar o que estava escrito no papelito. “Ah…Hu…Cada caso é um caso…Depende…” Resumindo: noves-fora-nada.

Mais uma vez um debate potencialmente interessante sobre um dos temas quentes da cultura actual terminou numa manifestação pública de ignorância orgulhosa e porreirismo ideológico.

Anúncios

Filed under: Ética, Conferências, Design

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: