The Ressabiator

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Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

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Dois dias antes do salário vir, comprei Austerlitz de W.G.Sebald com os últimos doze euros. Valeu a pena o sacrifício.

Era uma tradução inglesa do alemão original e, ao folheá-lo, reparei imediatamente no entrelinhamento e margens anormalmente generosos. Talvez o designer tivesse decidido fugir às regras acanhadas do paperback comum. No entanto, embora as margens amplas fossem agradáveis, o leading excessivo era ligeiramente incómodo, ameaçando a unidade da mancha de texto.

Pus de parte as minhas obsessões profissionais de designer, encolhi os ombros e comecei a ler. Era um livro realmente hipnótico, com um fio narrativo aparentemente disperso, mas que agarrava de maneira quase compulsiva.

Em muitas páginas apareciam fotografias que correspondiam a lugares ou objectos relacionados com a narrativa. Estranhamente, apesar da sua aparência documental, conseguiam tornar a história ainda mais fantasmagórica e estranha.

Li sessenta páginas nas primeiras duas horas. No dia seguinte, li mais cem. Nessa altura entendi a razão da fluidez da narrativa (e do leading excessivo e das margens grandes). Folheei o livro até ao fim só para confirmar: era um único e ininterrupto parágrafo de quatrocentas e treze páginas, que uma boa escrita e os cuidados do designer tinham ajudado a suavizar até ao ponto de nem repararmos.

Filed under: Design, Publicações, Tipografia

18 Responses

  1. Anonymous diz:

    lembro-me de numa entrevista o henrique cayatte defender uma atitude de ‘designer invisível’, um pouco como acontece nesse livro que descreves.
    quanto a mim é a atitude mais correcta. 🙂

    ah, e o nome do autor é W.G.Sebald.

  2. Ressabiator diz:

    mil desculpas pelo engano e obrigado pela atenção. o nome do autor já foi corrigido ; )

  3. Anonymous diz:

    Esperemos que o Henrique Cayatte não seja um (novo) presidente invisível do CPD (há rumores, boatos e factos).

    Design aos Designers!

  4. Anonymous diz:

    o Cayate é gajo pra dizer muitas coisas giras…mas, se calhar, em termos tipográficos ele não será uma referência…bem, é melhor mudar de assunto.

  5. Anonymous diz:

    you don’t need a graphic designer. do it yourself!

  6. Anonymous diz:

    por acaso escrevi que ele era uma referência em termos tipográficos?
    já agora, diz-nos tu quem são as referências.

  7. Anonymous diz:

    calma! isto não é nenhum ataque pessoal. Mas convenhamos que quando se está a falar de cuidados tipográficos e qualidade de paginação na feitura de livros, falar no Cayatte é um pouco descabido.

  8. Anonymous diz:

    bom, então eu não passei bem a mensagem :[
    mas passo a explicar:
    utilizei o particular aqui descrito (paginação / tipografia) para realçar a atitude que eu julgo ser a mais correcta também no global (design de comunicação), atitude à qual o henrique cayatte fez referência numa entrevista.
    no entanto, não julgo ser assim tão descabido falar no cayatte quando falamos em boa tipografia/paginação de livros: o H.C. fez bons trabalhos nesta área, embora pouco conhecidos. o problema é que quando falam em paginação/tipografia+henrique cayatte, falam apenas do Público e da Egoísta… e mais nada. :[

  9. Anonymous diz:

    desculpa lá, mas vais dizer que fazer capas e “despejar” o texto do word no resto do livro tem algo de assinalável? ou então estamos a falar de cayattes diferentes (é que eles são tantos – estou a brincar com a escravatura:^)

  10. Anonymous diz:

    oxalá maioria do designers despeje texto do word para dentro de livros pelo menos como o cayatte (designer/atelier) faz… estaríamos menos mal :-{

  11. Anonymous diz:

    vcs os 2 ainda se magoam…

  12. Anonymous diz:

    vocês os dois…???

  13. Anonymous diz:

    032 em qualidade (falta de…) é o apogeu dos blogs de design

  14. João da Concorrência diz:

    Ressabiator,
    Estou a ressacar… É que já lá vai mais de um mês desde que escreveste aqui pela última vez…
    Da minha parte ficam aqui 10 “discos pedidos”.

    Que tal um “post” descontraído sobre:

    1. a evolução dos elementos de estilo (florões, filetes, molduras…) dos livros no período compreendido entre a invenção da imprensa e a Escola de Barbizon.
    2. os tiques dos “flyers” das festas de Trance
    3. o fenómeno Neo2, Lab, etc.
    4. Otl Aicher
    5. os cartazes das festas em nome dos santos padroeiros das aldeias
    6. a Rev-Design
    7. a blogosfera e o design
    8. o King of the Hill
    9. o novo logotipo da E.D.P.
    10. o Sr. Jerónimo, o Freitas e o Nuno

    Com os melhores cumprimentos e abraços saudosos.
    João Marrucho

  15. João da Concorrência diz:

    Ressabiator,
    Estou a ressacar… É que já lá vai mais de um mês desde que escreveste aqui pela última vez…
    Da minha parte ficam aqui 10 “discos pedidos”.

    Que tal um “post” descontraído sobre:

    1. a evolução dos elementos de estilo (florões, filetes, molduras…) dos livros no período compreendido entre a invenção da imprensa e a Escola de Barbizon.
    2. os tiques dos “flyers” das festas de Trance
    3. o fenómeno Neo2, Lab, etc.
    4. Otl Aicher
    5. os cartazes das festas em nome dos santos padroeiros das aldeias
    6. a Rev-Design
    7. a blogosfera e o design
    8. o King of the Hill
    9. o novo logotipo da E.D.P.
    10. o Sr. Jerónimo, o Freitas e o Nuno

    Com os melhores cumprimentos e abraços saudosos.
    João Marrucho

  16. Anonymous diz:

    By Freeza from nozes2.modblog.com

    humm a logomarca da edp para mim esta muito bem conseguido, apesar do lettering escolhido para alogomarca estar mais que batida e nao consigo achar piada ao conceito… nao vejo mt a ligação. é mais um daqueles casos em q parece q inventam um conceito depois de fazerem o logo

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