The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Velocidade e Democracia

harold-lloyd-help

Nos últimos tempos tenho verificado que, para muita gente, democracia e velocidade são termos inversamente proporcionais. Tenho-me encontrado em cada vez mais situações onde se tem defendido as vantagens de sacrificar um bocadinho de democracia por um pouco mais de velocidade, argumentando que, em decisões importantes, não há tempo para consultar toda a gente, uma variação da velha ideia de que quando uma decisão é tomada por mais pessoas nunca é tomada em tempo útil.

Trata-se efectivamente de uma forma de reduzir a democracia a quem tem tempo ou meios para a exercer. Não se trata de uma coisa nova. O filósofo francês Jacques Rancière lembra que, para Platão Aristóteles, nem toda a gente podia participar do governo comum da cidade. Os artesãos não o podiam fazer porque não tinham tempo para se dedicarem a outra coisa que não ao seu trabalho – já nessa altura tempo e democracia eram quantidades opostas, o negativo um do outro.

Na política americana, há uma expressão curiosa, gerrymandering, segundo parece, inspirada num cartoon político, que designa o acto de redesenhar as fronteiras dos distritos eleitorais de maneira a aumentar os votos num determinado partido ou candidato. Actualmente, pratica-se uma espécie de gerrymandering no tempo: aumentando a velocidade das decisões reduz-se a quantidade de pessoas que podem participar nelas.

Um bom exemplo desta politica são os catálogos feitos para museus. O design de um catálogo costuma ser feito em muito pouco tempo; em certos casos, menos de um mês. O resultado é uma coisa compartimentada e industrial: uma parte com imagens centradas num fundo branco; outra parte com um ou dois textos de introdução; outra com a ficha técnica e a lista das obras. Nada de muito entusiasmante. Não há muitas decisões que um designer possa tomar em tão pouco tempo. A sua participação no processo é muito pequena e tardia, e o trabalho perde com isso.

Quando se quer fazer outro tipo de design, mais inesperado e experimental, é preciso mais tempo. Numa das suas conferências, a designer holandesa Irmã Boom mostrou um conjunto de livros verdadeiramente espantosos, livros pequenos, livros grandes, livros com ritmos dados através do tamanho das letras ou das imagens, e dizia, casualmente, “Este demorou três anos” ou “Trabalhei neste durante cinco.” Eram livros muito interessantes, realizados em colaboração muito estreita e prolongada com os seus clientes.

Reclamar mais tempo, mais vagar é, neste momento uma reivindicação política. Trata-se de reivindicar a possibilidade de participar das decisões. De resto, não há nenhuma razão para que uma decisão a longo prazo tenha que ser tomada por menos pessoas por falta de tempo, excepto, talvez, o hábito português de deixar as decisões para a última – e que, em muitos casos, não passa de um expediente molengão para não discutir as coisas antes de as fazer. Essencialmente, há duas maneiras de contornar a democracia: uma delas envolve fazer coisas como invadir a Polónia, a outra implica ficar quietinho até que não haja oportunidade para discussões.

(Não, na verdade, este não é um post sobre design.)

Filed under: Design, Não é bem design, mas...

One Response

  1. cruz diz:

    Uma das minhas definições favoritas de Design li-a num artigo do John Tackara, infelizmente já não me recordo do autor a quem era atribuída, devo ter isso algures nas minhas notas, e dizia que O Design é a forma como organizamos as coisas de maneira a concretizá-las. Algo como: Design is how you organize things in order to get them done, no texto original. NA verdade Mário, este também é um post sobre design.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: