The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Eterno Retorno

NevilleBrodyArenaHomme

Pois foi: ouvi dizer que Neville Brody tinha voltado às revistas, com a direcção de arte da Arena Homme +, uma ocasião rara, tendo em conta que não se metia nestas coisas há anos, dedicando-se apenas ao trabalho mais comercial e à gestão da sua fama em eventos, conferências ou exposições. Será que isto da Arena  ia ser uma coisa a tempo inteiro ou só um número? Será que ia estar á altura da Face, das primeiras Arenas ou da Per Lui?

Não sabendo muito bem o que esperar, procurei a revista aqui e ali até a encontrar à venda na Bulhosa do Bom Sucesso. Quando a folheei, a primeira impressão foi estranha mas positiva: duplas páginas tipográficas com fotografias contrastadas a preto e branco, quase caligráficas; artigos onde o título e as colunas se fundiam num objecto pontiagudo e desconfortável; colunas que se aproximavam perigosamente umas das outras, ao ponto da ilegibilidade; texto corrido tapado por pedaços dos cabeçalhos. Era difícil perceber a diferença entre os anúncios e os artigos curtos no começo da revista – muitas vezes os anúncios eram mais simples, legíveis e clássicos que os artigos.

Na ficha técnica – descoberta com algum custo – , assinalava-se que Brody era o autor das fontes usadas e isso notava-se: grandes blocos densos e irregulares confrontavam-se com a fonte delicada usada para o texto corrido, quase demasiado frágil para aguentar o embate, e que era por vezes impressa em cinzento, tornando-se ainda mais quebradiça.

Quanto aos conteúdos, reconhecia-se um pouco por todo o lado pedaços da Face: fotografias das páginas de moda ou da capa; colaboradores como o crítico cultural Jon Savage ou o ilustrador Tony Viramontes; referências directas e indirectas a 1984, Keith Haring, John Hughes, a Sida. Eventualmente, o editorial explicava tudo: tratava-se de um número dedicado aos vinte anos da morte de Ray Petri, colaborador da Face, onde fazia o styling das fotografias de moda; comemorava também os vinte e cinco anos do estúdio/agência de Petri, chamado Buffalo e, esticando um pouco a corda, os trinta anos da própria Face, a celebrar no ano que vem (é um número duplo que também cobre a Primavera de 2010).

Por todas estas razões, os editores acharam por bem convencer Brody a fazer o design . Não se tratava portanto de uma encomenda duradoura; o que é pena, porque Brody era daqueles designers que faziam evoluir o design de um número para o outro, criando piscadelas de olho entre artigos separados por meses – um bom exemplo são dois artigos sobre Madonna e Andy Warhol em números consecutivos que funcionavam como um espelho um do outro, o “M” da primeira servindo de base ao “W” do segundo.

Tudo isto é nostalgia, portanto, e não um redesign a sério – mas, apesar de tudo, é uma nostalgia criativa, que não se limita a copiar literalmente. A composição das páginas não é exactamente anos oitenta; é demasiado bagunçada para isso. Poderiam ser os anos oitenta de um filme feito no futuro distante, onde já não se percebe muito bem o que são os anos oitenta ou os anos noventa. As composições de Brody na Face eram mais limpas, mais brancas, quase clássicas.

Verosimilhança à parte, não se parece nada com as revistas de moda de agora, onde tudo é compartimentado – fotografia, texto e ilustração nas suas caixinhas, sem grandes misturas. Apesar do choque, não me parece que esta Arena vá começar uma moda; é demasiado nostálgica para isso – não porque uma nova moda não possa ser nostálgica, mas precisamente porque a moda actual é nostálgica. Qualquer coisa nova terá mesmo de cheirar a novo.

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Publicações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: