The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

E no início era o logo…

“Type is one of the most eloquent means of expression in every epoch of style. Next to architecture, it gives the most characteristic portrait of a period and the most severe testimony of a nation’s intellectual status.”

Peter Behrens

(citação e imagem via)

Pode parecer estranho um designer dizer isto, mas a obsessão com a identidade corporativa cansa-me um pouco.

Quando tirei a licenciatura ocupava um lugar central, mesmo a meio dos cinco anos e o percurso até aí era uma lenta e penosa escalada até podermos fazer – finalmente – um logotipo. Começávamos no primeiro ano a combinar formas básicas com formas básicas; aprendíamos as subtilezas das relações entre figura e fundo. O segundo ano era dedicado a uma ou duas letras, uma ou duas palavras, e a fundi-las o mais elegantemente possível umas com as outras, depois com um quadrado ou um círculo e finalmente com imagens fotográficas e ilustrações.

Aprendia-se com isto um pouco, muito pouco, de tipografia, aplicável sobretudo a conceber logotipos, uma tarefa que era deixada para o ano seguinte, o terceiro, onde se faziam finalmente pequenos manuais de identidade para empresas, revistas, etc.

Embora houvesse sempre uns restinhos de paginação e de cartaz lá para o final de cada um destes primeiros anos, a peça central era sempre o logotipo. Através dele aprendia-se a tipografia, um pouco de ilustração e, através da organização de manuais de identidade, a paginação.

A coisa parecia fazer sentido, em plenos anos noventa, com a febre das pequenas e médias empresas, mas quando comecei a trabalhar apercebi-me de que só muito raramente fazia realmente logotipos. Às vezes, fazia algo próximo a um, como o arranjo gráfico do título de um livro ou do nome de uma revista, mas não se podia dizer que fosse um logotipo. Os poucos que realmente fiz nunca chegaram a identificar empresas, mas pequenas iniciativas, eventos ou associações. Não era um trabalho particularmente proveitoso ou complexo.

Fui-me apercebendo que, no que diz respeito aos logotipos, os melhores trabalhos e o dinheiro iam para as firmas de design de maior escala, organizadas como pequenas empresas, ou para agências de maior dimensão, organizadas como grandes empresas. Longe iam os míticos tempos em que designers heróicos, modernistas e solitários criavam e mantinham a identidade de gigantes do petróleo, da finança ou do audiovisual; agora, e apropriadamente, são empresas que fazem a imagens de outras empresas (uma estrutura corporativa prefere tratar com estruturas semelhantes).

No ensino da altura, o logotipo assumia o estatuto de uma forma concentrada de cultura geral para designers – quem soubesse fazer um sabia fazer tudo. Mas, infelizmente, um manual de identidade não é a única maneira de aprender paginação, uma marca não chega para ensinar as relações entre imagens e letras, e não é fazendo apenas logotipos que se dominam os rudimentos da tipografia – na verdade, fazem-se melhores logotipos aprendendo tipografia, e não o oposto.

A tipografia trata do cuidado genérico com as letras (todo o género de letras) e da sua combinação com imagens (todo o género de imagens), em todo os contextos e não apenas aqueles em que é necessário identificar uma empresa. Definida deste modo, a tipografia devia ocupar um papel mais central dentro da formação de um designer. Dar esse papel à identidade corporativa treina os designers para verem o mundo inteiro em termos meramente empresariais – e, como dizia Mark Twain (salvo erro), para uma criança com um martelo na mão, o mundo inteiro parece um prego.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Ensino, Logos, Tipografia

One Response

  1. duarte carolino diz:

    ao ler este post lembrei-me disto:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: