The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Época Alta

Ontem fui ver a inauguração da exposição dedicada ao trabalho de David Carson no espaço Quadra, em Matosinhos. Sem grande surpresa, a exposição tinha toda a qualidade de montagem e de design a que as iniciativas da Esad me foram habituando, e apesar da ausência do próprio Carson, que à última da hora faltou à sua própria inauguração (uma desfeita que só surpreenderá quem ainda não conhece bem os hábitos do personagem), foi um evento agradável.

O presidente da câmara de Matosinhos disse umas palavras de circunstância no sentido de tornar a cidade “numa capital do design” e, a poucas centenas de metros do teatro onde tinha decorrido, há quase duas semanas, a celebração do World Graphic Day da esad, o optimismo parecia fazer sentido, contrastando com o vazio do Porto nesta área,  cada vez mais longe, embora a apenas uma viagem de metro de distância, e de onde o melhor design vai desaparecendo rapidamente, emigrando para outras paragens ou aguentando-se na cada vez menor cena alternativa.

Por contraste com o Porto, o resto do país também aproveita esta altura, o fim do ano lectivo, antes das avaliações, entregas e exames, para fazer as suas conferências, os seus eventos celebratórios e as suas exposições. Já me habituei a ver Abril e Maio como a época alta do design gráfico em Portugal, notando-se cada vez mais que os eventos escolares vão abandonando o carácter utilitário, académico ou estritamente local para se tornarem nacionais e internacionais nas suas ambições – falo sobretudo de Tomar, das Caldas, de Coimbra ou de Barcelos.

Já tinha dito em várias ocasiões que o design vai tendo o seu público fiel e todas estas iniciativas demonstram-no abundantemente. Como o World Graphics Day confirmou, já temos também um conjunto de praticantes com percursos sólidos que ultrapassam a mera prática profissional de atelier; já temos uma prática expositiva regular (embora na maioria dos casos sem uma preocupação curatorial); e no futuro próximo anunciam-se algumas iniciativas editoriais interessantes. Pode bem ser que se esteja finalmente a entrar na maturidade da disciplina.

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Notícias Breves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: