The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Os Turistas Adoram a Máquina

Ao ler velhos livros sobre tipografia é difícil perceber a fronteira entre língua e design, em grande parte porque não existia: era nos impressores que recaía a última possibilidade de eliminar uma gralha; o rigor de uma oficina não se limitava ao aspecto gráfico do trabalho final mas também ao rigor da sua revisão.

Hoje em dia, quando se mandam os trabalhos para a gráfica num Pdf fechado, dispensando, na grande maioria dos casos, os serviços de um revisor profissional, essa responsabilidade acaba por cair nos designers. Contudo, se nos velhos tempos os melhores manuais de impressão incluíam um prontuário ou até uma gramática, agora vai-se confiando no dicionário do computador, que faz o melhor que pode, mas tem os seus limites – lembro-me bem do trabalho de história de uma aluna onde o corrector automático substituiu “Futurista” por “Turista”.

Infelizmente, o ensino do design ainda vai isolando a escrita do arranjo das letras, continuando a apostar numa velocidade que pouco mais faz do que premiar a impaciência e a falta de atenção ao pormenor. Só quando se chega aos mestrados e doutoramentos é que se aprende, com alguma sorte, os rudimentos da revisão e da edição de textos – ou seja, tarde de mais.

Assim, a qualidade da edição vai piorando de dia para dia, finalizada por designers que, não se dando ao trabalho sequer de ler os textos, não só os paginam mal, como deixam passar todo o tipo de erros. Se dantes num livro de seiscentas páginas lá para o fim iam aparecendo as primeiras gralhas, assinalando sem dúvida o cansaço do revisor (ou a sua falta de fé no leitor), agora já se tornou comum apanhá-las nos próprios títulos.

Filed under: Crítica, Cultura, Design

One Response

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: