The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O que aconteceu ao humor?

Relendo algum jornalismo do começo da década de noventa – falo sobretudo da revista K e do Independente –, surpreende-me  sempre a descontracção e o humor. Naquela altura, a primeira página de um jornal podia dar a sensação, por mais grave que fosse o assunto, que alguém se tinha divertido a fazê-la, a escrever aquele título, a escolher aquelas imagens: era jornalismo a sério, duro e ofensivo, mas não sisudo.

Desde então, a escrita dos jornais tornou-se mais neutra, e o humor reduziu-se a uma especialidade de suplementos como o Inimigo Público ou a programas de televisão que tentam seguir melhor ou pior o modelo do Daily Show.

Há quem diga que Jon Stewart ou Stephen Colbert fazem melhor jornalismo que muitos noticiários a sério, mas este género de elogio só sublinha que continuam a não ser considerados noticiários a sério, e é sempre possível desvalorizar os seus mais duros comentários por – no fundo no fundo – serem apenas comédia.

A compartimentação do humor é apenas um sinal mais óbvio da desvalorização actual da opinião por oposição a um pretenso discurso factual, técnico ou burocrático (que poucas vezes o é realmente). Mas se a democracia é realmente o governo através da discussão, a valorização de formas de discurso que contornam a opinião, que se subtraem a ela, substituindo-a por inevitabilidades supostamente científicas é um sinal de que a própria democracia está em perigo.

É também um sinal preocupante que se liga mais à forma como algo é dito ou mostrado do que ao seu rigor e verdade, que a seriedade e a austeridade são um fim em si e não um indício de seriedade e austeridade – ou seja, que para ter razão não basta parecer que se tem razão.

Filed under: Não é bem design, mas..., Política, Publicações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: