The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Oito Anos Antes

Uma imagem que se foi tornando impossível por mais do que uma razão, em primeiro lugar porque parece ilustrar o 11 de Setembro há quase vinte anos atrás.

Na verdade é um comentário aos primeiros atentados do World Trade Center, desenhado por David Mazzuchelli sob a direcção artística de Art Spiegelman para a New Yorker de Tina Brown.

Em segundo lugar, porque parece mostrar crianças a brincar despreocupadamente  ao 11 de Setembro – a seguir aos atentados houve um impulso para evitar qualquer referência ao WTC, retirando-o do genérico dos Sopranos –entre outras rasuras – e só o usando pelo impacto simbólico (no filme Munich, por exemplo, ou na realidade alternativa da série Fringe). O próprio Spiegelman inauguraria a tendência com outra capa da New Yorker.

Nota-se também que houve um cuidado em representar um conjunto multi-étnico de crianças com um miúdo ruivo a fazer de conta que é árabe, com óculos escuros e toalha na cabeça, mais outro pormenor que hoje seria considerado um estereótipo racial, uma ilustração directa da expressão “towel-head”.

Filed under: Design

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: