The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

As coisas não mudam

Uma boa reflexão sobre pedagogia e democracia apanhada no fabuloso Vision in Motion, de Moholy-Nagy, um dos meus livros de design favoritos, editado em 1947, pouco depois da sua morte. Fica aqui um bocadinho, só para aguçar o apetite:

“Actualmente, há uma tendência para eliminar e reduzir a ‘educação cultural’ no ensino pré-universitário substituindo-a por treino vocacional. O argumento é que só chegando à universidade dez a quinze por cento dos alunos do secundário, ‘os outros deveriam estar preparados para tomar o seu lugar no mercado de trabalho para que, no primeiro dia em que estejam a trabalhar já possam fazer dinheiro para os seus patrões.’

Assim, porquê ensinar humanidades, temas culturais, quando a maioria dos alunos vão ser trabalhadores, técnicos, funcionários? Os outros […] irão ter uma educação nas artes liberais na universidade.

É assim da maior importância demonstrar a falácia deste raciocínio. É exactamente porque a maioria dos rapazes e raparigas Americanos nunca irão para a universidade que toda gente deveria ter a sua educação cultural no liceu. De outro modo, a maioria das pessoas não a terão de todo. A consequência seria o monopólio pedagógico e cultural de uma minoria fazendo da democracia uma casaca vazia.”

Entretanto, a única coisa que mudou foi a tentativa de eliminar a educação mais cultural das licenciaturas, tornando-as mais vocacionais, e deixando-a para os mestrados e doutoramentos.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Ensino, História, Publicidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: