The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Havia uma Maçã

Li hoje em qualquer lado que só houve três grandes maçãs na história: a de Adão, a de Newton e a de Steve Jobs. Conforme o primeiro logo da Apple revela, na verdade só foram duas.

Tal como o primeiro Apple, nunca o cheguei a ver em uso, mas acho que resume bem o ambiente das primeiras firmas de computador da Califórnia, ainda durante os anos 70: parte Robert Crumb, parte Pushpin e parte Lord of the Rings – ou seja, uma pitada de contracultura, outra de sofisticação empresarial e finalmente uma colherzita de Geek para dar consistência. Não espanta muito que a marca tenha estado envolvida em processos legais com uma outra Apple, fundada nos anos sessenta, por gente conhecida.

Era um ambiente que misturava uma série de gente vinda da investigação militar, onde se tinha inventado o interface gráfico de utilizador como modo de tornar os computadores mais acessíveis, com a contracultura hippie dos Whole Earth Catalogue e dos protestos contra a guerra do Vietnam. Seriam estes protestos que levariam ao vim da pesquisa e desenvolvimento do exército na área dos computadores, libertando os seus peritos para serem contratados por empresas civis como a Xerox de Palo Alto, onde muita da tecnologia e do design dos computadores pessoais seria inventada. Seria aqui que o jovem Steve Jobs iria buscar a inspiração para a sua firma.

Anúncios

Filed under: Computador, Crítica, Cultura, Design

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: