The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Morte (e Autópsia) do Autor

Não sei como, só apanhei esta história na semana passada, anos depois de ter começado a ler e a reler os livros de Laurence Sterne. São objectos que parecem ter sido escritos para fascinar um designer com as suas páginas negras, marmoreadas, deixadas brancas para o leitor preencher, os seus padrões de travessões e asteriscos, a numeração de página que salta porque um capítulo considerado chato foi omitido pelo autor, os gráficos e arabescos resumindo de vez em quando a narrativa complicada – toda uma panóplia de efeitos cómicos que, tendo sido usados a meio do século XVIII, ainda parecem mais frescos e milagrosos.

Sterne foi talvez o primeiro escritor que, mais do que escrever um texto, escrevia o próprio livro, usando a numeração da página ou a própria encadernação como parte da sua história – foi talvez o primeiro e mais bem sucedido autor total da literatura moderna (e muito provavelmente da pós-moderna).

O controle que exercia sobre o livro não era uma tirania seca mas uma estratégia de dispersão onde se demorava páginas e páginas a fazer o que quer que fosse. No Tristram Shandy, uma autobiografia, o protagonista leva vários anos (medidos em tempo real de publicação) até nascer, mas Sterne racionaliza o atraso concluindo que, vivendo um autor da sua obra, quanto mais ela durar, mais dura o seu próprio sustento. Não há nada que seja certo ou sério neste livro – pode ser interpretado e reinterpretado até ao infinito.

É estranhamente adequado então, que quando Sterne morreu, o seu corpo tenha sido roubado por ladrões de túmulos para ser mais tarde reconhecido por um leitor na mesa de uma autópsia pública, sendo por insistência deste devolvido à sua sepultura, numa espécie de encenação espontânea da Morte do Leitor de Roland Barthes.

Filed under: Autoria, Crítica, Cultura, Design, História

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: