The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Crítica e Censura

(via)

Para um projecto do qual não ainda não posso dizer muita coisa (principalmente porque  ainda não sei onde vai levar, nem tenho tido muita ocasião para o ir escrevendo) tenho andado a ler muita coisa sobre censura em Portugal e não só. Conforme me apercebi durante os anos que dediquei à tese, uma das maneiras mais eficazes de ir testando as ideias é ir falando sobre elas em aulas e conferências, usando os textos publicados aqui no blogue para lhes dar alguma consistência argumentativa.

Entre outras coisas, esta investigação até agora informal tem sido uma tentativa de perceber a ligação entre design e censura, mas também (e sobretudo) entre crítica e censura.

O meu ponto de partida foram questões aparentemente simples e pragmáticas: já vi em várias ocasiões associarem-se actos de crítica a actos de censura. Ou seja, o facto de se publicar uma má opinião sobre um objecto qualquer é entendido como uma forma de censura. Também acontece o problema oposto de se considerar que não escrever sobre alguma coisa é também, só por si, um acto de censura.

Num país com o nosso passado político, este género de argumentação consegue ser uma acusação ao mesmo tempo grave mas ainda assim quotidiana, corriqueira. Acusar alguém de estar a fazer censura foi-se tornando num insulto enlatado. Trivializou-se (o que é sinal de não se estar a pensar o suficiente sobre o assunto).

Para já, uma das minhas conclusões é uma definição provisória da diferença entre crítica e censura baseada no conceito de discurso público: enquanto a censura impede qualquer coisa de se inscrever nesse discurso público, retirando-o da circulação, silenciando-o, a crítica (em termos públicos) coloca-se em pé de igualdade com aquilo que critica: não é um discurso que anula outro, mas é um discurso que mesmo sendo negativo se soma ao outro.

Anúncios

Filed under: censura, Crítica, Cultura, Política,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: