The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Lembrando os pioneiros

Ando a reler o Pioneers of Modern Typography, pela primeira vez na sua belíssima primeira edição de 1969. Na imagem é possível apreciar o contraste vibrante entre as cores primárias da sobrecapa, do tecido amarelo da encadernação e do papel vermelho das guardas.

Na introdução, Spencer frisa bem a ideia que a tipografia moderna não tem a sua origem na indústria tipográfica tradicional, mas na pintura, poesia e arquitectura do século XX – uma afirmação polémica em certos círculos, que lhe haveria de custar duras críticas. Pela minha parte concordo com esta linhagem descontínua entre tipógrafos e designers, conforme já defendi em mais do que uma ocasião. Só acrescentaria que o design actual tem também os seus antepassados no campo do secretariado – mas também aí Spencer se anteciparia, defendendo uma ligação entre o “design de escritório” e as vanguardas no seu “Design in Business Printing” de 1951.

Estas origens confusas, a um tempo artísticas e amanuenses, ainda hoje tidas como  embaraçosas, levando a que se tenha tentado dar um ar mais sério, científico e respeitável ao design, são com efeito a marca de um modernismo primário, anti-hierárquico e brincalhão, que não se importava muito com quem tinha ou não um curso de design. Não se tratava porém de mero dilentatismo mas de um expediente pragmático para lidar com uma época de pobreza, de crise financeira, de doença e de destruição numa escala que é difícil imaginar hoje em dia, mas que lendo as vidas dos pioneiros escritas por Spencer são palpáveis a cada página: a maioria deles foram exilados de guerra, alguns, como Lissitsky, morreram de tuberculose, outros, como Werkman, diante do pelotão de fuzilamento. Vidas em que compensava mais uma versatibilidade primordial do que o cumprimento estrito de hierarquias e burocracias tornadas absurdas.

É uma lição que seria útil recuperar, numa época como a nossa.

Anúncios

Filed under: Burocracia, Crítica, Cultura, Design, Economia, História, Política, Tipografia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: