The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Primeira Conferência na Culturgest

Só para lembrar que é já amanhã, Sábado, dia 12 de Novembro, às 18h30, que acontecerá a primeira das seis conferências que vou dar na Culturgest de Lisboa dedicadas cada uma delas a um livro, usando-o para falar sobre outros livros presentes e passados, mas mantendo a ponta do compasso naquilo que poderíamos chamar a edição experimental contemporânea.

Não era a minha intenção original mas com o tempo comecei a organizá-las também por temas. Assim, na primeira conferência, dedicada a The Self-Reflexive Page, de Louis Luthi, falarei principalmente sobre edição, sobre o que significa organizar uma publicação, e de como, graças aos processos de edição e sobretudo de reedição, um texto, uma imagem ou até uma certa organização de página podem alterar drasticamente a sua função, o seu significado e até a sua própria identidade.

Na segunda conferência, já em Dezembro, usando a primeira edição de Pioneers of Modern Typography, de Herbert Spencer, o tema será a paginação, tentando demonstrar como diferentes configurações de página correspondem muito literalmente a diferentes regimes estéticos, mas também a organizações políticas e sociais muito distintas entre si.

Quanto às seguintes, já em 2012, posso deixar aqui uma espécie de índice provisório da totalidade dos temas a tratar:

1. Edição

2. Paginação

3. Distribuição

4. Livraria

5. Biblioteca

a) Seriedade/Humor

(Enquanto as primeiras cinco funcionam como capítulos de um livro mas também como possíveis etapas no percurso de uma publicação, a última não se encaixa tão directamente dentro deste esquema, funcionando mais como um apêndice ou ressalva – daí a identificação através de uma alínea).

Anúncios

Filed under: Conferências, Crítica, Cultura, Design, Publicações

2 Responses

  1. parabéns pela conferência. estava na dúvida se o ressabiator ao vivo seria igual ao ressabiator na escrita. aparentemente não são… se não estivermos atentos aos pormenores. o mesmo humor subtil, a mesma atenção aos detalhes como só alguém que conhece a fundo a matéria com que lida.

    quanto à conferência, lembrei-me deste video que vi há uns tempos sobre a mudança de paradigma “livro”:

    um abraço e até à próxima

  2. […] numa das páginas mais famosas do Tristram Shandy, de Sterne, à qual dediquei parte da minha primeira conferência na Culturgest vai fazer um […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: