The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Departamento de Futurologia Involuntária

Durante alguns anos, se alguém pesquisasse a palavra “merda” aqui no blogue iria dar a um pequeno texto escrito há quase exactamente sete anos chamado “Não há condições” (assim mesmo, entre aspas). Aqui fica ele na íntegra:

Já ouvi alguns designers mais “velhos e experientes” dizerem que ainda não há condições para haver crítica ou teoria do design em Portugal. Às vezes, até acrescentam solenemente “Talvez daqui a dez anos”. É um ponto de vista interessante e conhecedor que devemos levar em conta; só tenho uma pequena dúvida: estão à espera que os Alemães (ou os Ingleses ou os Americanos) invadam esta merda e ponham tudo a funcionar?

A verdadeira crítica nunca espera pela boas condições. Responde sempre aos problemas do momento actual e do lugar presente. Dizer que é preciso esperar pelas condições ideais para haver crítica é uma contradição. Criticar só faz sentido quando as coisas correm mal.

A ausência de crítica leva a uma insatisfação asfixiante e nauseabunda a que algumas pessoas conseguem chamar “consenso”.

Passados quase dez anos e tendo – inesperadamente – os “alemães invadido esta merda e posto tudo a funcionar” com os resultados que se sabe, é triste verificar que a crítica, a teoria e sobretudo o debate público em torno do design continuam tão difíceis como eram há sete anos. Passada a euforia da blogosfera, neste momento há muito menos escrita regular pública sobre design (e sobre arte). Há mais conferências, eventos, exposições e escrita, mas quase tudo confinado ao meio académico e de alcance bastante reduzido por isso mesmo. Numa altura em que a intervenção pública deveria ser mais intensa, o design, apesar das suas supostas ambições sociais e éticas, está em larga medida silencioso. E o”consenso” está mais sólido do que nunca.

Anúncios

Filed under: Ética, Crítica, Design, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: