The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Jato de Tinto

É uma gralha que apanhei num texto antigo e que deixei ficar, porque achei bonito: dava um bom nome para uma tasca urbana para designers, com wifi, hipsters e tudo, daquelas que vão invadindo loja a loja os rés-do-chão do Porto, transformando antigas pastelarias e livrarias em versões irónicas de si mesmas, vendendo ainda bolos ou livros, mas um pouco de esguelha. É uma cidade que tem ficado mais triste e mais alegre do que Lisboa alguma vez foi; triste para quem vive, embriagante para quem passa – no sentido mais literal. Como ainda vivo cá, cabe-me achar que  as coisas vão piorando.

Não tem havido muito design que me estimule. Nada de grandes cartazes, revistas ou eventos.

Vou gostando de algumas coisas quase de rua. Do Salão Cóboi: no meio de uma manada de ilustrações queridas e pops, Cristos, wrestlers e meninas, todas iguais, todas com as mesmas cores, os mesmos traços e os mesmos temas, ainda conseguem ser estranhos e com as veias à vista. Das frases da Wasted Rita ou Bored Rita. Das tiras do Marco Mendes – imagino que se fossem filmes seriam curtas de umas miseráveis dezenas de segundo, depositando-se aos poucos numa biografia. Das coisas da Oficina Arara e do Miguel Carneiro: já tinha mostrado aqui a Mão (ou A Figa), e esta semana apanhei a capa do Buraco (imagem acima).

Do Navio Vazio.

E isto vai sendo o melhor de uma cena que se vai tornando cada vez mais bravia, não no sentido romântico e indomável, mas no escanzelado e empobrecido. Independente, só porque ninguém a quer.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Ilustração

One Response

  1. […] Zé foi meu aluno nas Belas Artes. É um bom ilustrador, um bom designer e um bom artista – há uns tempos atrás dei o Salão Cóboi como uma das poucas coisas que ainda me estimulava pelo Porto. Quem disser que […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: