The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Praga às Pintas

Nunca comprei As Farpas, uma coisa vergonhosa para quem se dedica a estas coisas da crítica e sobretudo dos blogues. Mas ainda há vergonhas maiores: na minha última tentativa, ainda o folheei na Fnac mas, no último instante, dei com alguns destaques do texto corrido a cinza. Pode não parecer muito, mas foi o que bastou.

Pelos vistos é a moda para quem quer fazer um destaque num texto: já não basta o itálico, agora é preciso pôr o texto numa escala de cinza, o que significa que uma fonte concebida para funcionar como um contorno sólido se transforma numa trama de pontinhos. Nos velhos tempos, isso significava caracteres mais ou menos desintegrados; com as novas tecnologias, os pontos tornaram-se mais pequenos, quase invisíveis, portanto toca a pôr palavras a cinzento no meio do texto corrido. Aliás, porque não pôr o texto todo a cinzento?

Uma razão deveria chegar: é evidentemente mais cansativo para a vista, como se alguém tivesse desligado o contraste da página. É irónico que se tenham gasto anos e carradas de dinheiro a desenvolver tinta electrónica que consiga simular o contraste da tinta negra sobre papel, só para apanhar com esta praga do texto a cinzento.

E já agora mais outra razão, desta vez estética: o equilíbrio de uma página não se consegue só combinando as cores, mas as suas tonalidades. Colocar texto a cinza combinado com texto a preto sem uma boa razão para isso  destrói o equilíbrio tonal da página. Os velhos tipógrafos usavam combinações de negro e vermelho escuro sobretudo porque eram tonalmente próximos – o que é imediatamente visível vendo os seus trabalhos a preto e branco.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Tipografia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: