The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Direito à História

Em dia de greve, a minha primeira tentação foi simplesmente espairecer. Já que Governo e Igreja se preparam para eliminar até quatro feriados, e já que a última Greve Geral calhou no mesmo dia (boa maneira de reciclar Grafittis), porque não fazer da Greve Geral um feriado faça-você-mesmo?

Mas, já agora, e aproveitando para falar mais um pouco da conversa de ontem sobre a Kapa: nas últimas semanas, reparei que muitos dos meus alunos, inclusive os mais velhos, nunca tinham ouvido falar da revista. Não pretendo reproduzir aqui a treta dos “alunos universitários são todos uns ignorantes”, apenas sublinhar que num país como Portugal, paradoxalmente associado ao passadismo e à nostalgia, a história não é assim tão fácil de ser escrita. Muitas coisas importantes desaparecem como se nunca tivessem existido.

A mais importante dessas coisas foi a identidade pública do trabalhador e todo um discurso a ele associado, que foram sendo erodidos – por um culto crescente da figura do patrão através da exortação ao empreendedorismo, pela diabolização dos sindicatos, pela destruição das funções sociais do Estado, etc.

Mas essa identidade faz parte de uma história que é mais importante do que nunca recuperar e até celebrar – eliminar a ideia de que é vergonhoso ou xunga reinvindicar em público.

Filed under: História, Política, Prontuário da Crise

One Response

  1. zécas diz:

    E não se esqueça da diabolização das associações profissionais, das ordens, das câmaras, dos partidos, etc, etc, etc.

    Afinal todos trabalham para que as profissões sejam melhores, e se existem aqueles que legitimamente ou não, reclamam que isso são só interesses corporativos porque não associarem-se a esses organismos (sindicatos e partidos politicos inclusive) e tentar mudar o tal sistema a partir de dentro? Afinal, mudar qualquer um desses meios de organização e participação social e politica pode ser o tal primeiro passo para se mudar o país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: