The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Greve com Gestos Graves

Ontem mal saí de casa, não por estar a trabalhar mas por indisposição geral, assim a minha impressão dos acontecimentos é diferida, apanhada na internet ou nos comentários de amigos. Sei que no Porto, em alguns sítios não houve sequer distribuição de pão. Em Lisboa, houve violência, gente presa, incluindo um repórter. Segundo as notícias, houve também alguma tensão entre sindicatos e indignados, o que de certo modo não espanta, tendo em conta que o Movimento dos Indignados sempre se afastou de política e de sindicatos – no 12 de Março lembro-me de ver sindicalistas a distribuírem panfletos quase às escondidas. Em todo o caso, ficava-se a ganhar com mais convergência e algum compromisso.

Do lado do Governo insiste-se na austeridade, mas sem que se consiga dizer exactamente porquê de modo convincente. A sensação que vai ficando, confirmada por todo o género de números, é que a austeridade só faria sentido se não estivesse também a ser praticada no resto do mundo e em especial na Europa. Não vale a pena tornar os nossos preços e salários mais baratos se ninguém se vai servir deles. A austeridade acaba por ser apenas mais uma maneira de humilhar e desmoralizar quem ainda se dedica profissionalmente a manter de pé a ideia de Estado e de serviço público.

Já ouvi a muita gente que esta greve não teve a alegria das anteriores, sendo uma coisa fúnebre e crispada, reflectindo a falta de fé e de alternativas do país, cercado pelo seu Governo e, para além dele, pela insensatez moralista da própria Europa.

Filed under: Notícias Breves, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: