The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Pinguim

Uma boa passagem dos Textos de Guerrilha, apanhado na biografia de Luiz Pacheco da Tinta da China, na página 53, a propósito d’O Pinguim, um jornal que criou no Liceu, impresso num copiógrafo artesanal:

“de fácil construção, que os copiadores da época eram escassos e tinham de ser declarados na PIDE, tal o medo, as precauções! Um tabuleiro; gelatina; um ácido qualquer para não azedar a massa; tinta hectográfica [violeta] para os desenhos, fita de máquinaidem para os textos. O Pinguim: direcção minha, desenhos de paginação do Manuel José Morgado, um caldense com muita queda para a escrita e o desenho, então hóspede em minha casa, hoje alta patente das Forças Armadas. Com quem tive pugnas à refeição, ele anglófilo, eu germanófilo dos quatro costados. São manias da adolescência. Convidei o [José Cardoso] Pires. Que me apresentava, dias depois, o seu primeiro original, Aventuras do Mosquito Zig-Zague, e me exigia pagamento dos Direitos de Autor, cinco tostões, prenunciava sua posterior intransigência que perfilho, que um escritor portuga que receba menos de 20 por cento de percentagem sobre o preço de capa é um refinado filho de puta!”

De uma assentada, percebe-se o modo como a censura actuava sobre as tecnologias de reprodução de escritório e como funcionavam estas. Será que a tinta violeta usada no Comunidade era uma eco destas primeiras experiências?

Update: Pelos vistos, as tintas roxa e verde de algumas das publicações eram apenas as mais baratas da gráfica.

Filed under: Cultura, Não é bem design, mas..., Publicações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: