The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

2ª Conferência sobre Livros na Culturgest

A minha próxima conferência na Culturgest será deste Sábado a oito, dia dezassete às seis e meia, e terá como ponto de partida o livro Pioneers of Modern Typography, de Herbert Spencer (Lund Humphries, 1969).

A importância deste livro talvez se possa avaliar por uma anedota do pós-punk, provavelmente apócrifa: em 1978, quando Peter Saville, então um jovem estudante de design, foi pedir emprego a Tony Wilson, o fundador da Factory, não levou um portfólio do seu próprio trabalho, mas uma cópia deste livro, roubada na biblioteca da escola, dizendo que, se fosse contratado, queria fazer trabalhos como aqueles. Muita da obra posterior de Saville não desmentiria esta primeira provocação, citando e roubando sempre que possível o design mostrado em Pioneers. Num certo sentido, a anedota resumia bem o espírito de uma época marcada pela apropriação, pela citação e pelo historicismo, época a que o crítico cultural Jon Savage viria a chamar “the age of plunder”, num ensaio com esse título, publicado na revista The Face (onde usava como exemplo as capas de discos de Saville).

Pioneers mostrava a história de uma maneira nova, dessacralizando-a e tornando-a acessível à apropriação. Os trabalhos apresentados, todos de designers modernistas, não são mostrados como documentos, isolados por uma margem branca, identificados claramente com uma legenda, mas como objectos vivos, quentes, sem fronteiras definidas à partida, confundindo-se com as suas legendas e com o próprio texto de Spencer. Não se tratava de reproduzir originais, mas de os reencenar através do uso de técnicas de impressão exóticas e tácteis, de diferentes papéis e de reenquadramentos ousados. A estratégia foi criticada na época por não mostrar o devido respeito pelos mestres, no fundo por não corresponder às convenções de reprodução de imagens num catálogo. A transgressão acabaria por se revelar produtiva, pelo menos no caso de Saville.

A partir deste exemplo, irei abordar o ideal modernista do “livro integrado”, onde a interacção estreita entre imagem e texto serve de suporte a uma nova forma de sociedade, um ideal que foi posto em prática em livros de László Moholy-Nagy, como The New Vision e Vision in Motion, nos guias de viagem concebidos por Chris Marker, ou nos atlas de Herbert Bayer.

Na primeira conferência, dedicada a The Self-Reflexive Page, de Louis Luthi, falei principalmente sobre edição, sobre o que significa organizar uma publicação, e de como, graças aos processos de edição e sobretudo de reedição, um texto, uma imagem ou até uma certa organização de página podem alterar drasticamente a sua função, o seu significado e até a sua própria identidade.

Nesta segunda conferência, o tema será a paginação, tentando demonstrar como diferentes configurações de página correspondem muito literalmente a diferentes regimes estéticos, mas também a organizações políticas e sociais muito distintas entre si.

Os temas das seis conferências serão assim:

1. Edição

2. Paginação

3. Distribuição

4. Livraria

5. Biblioteca

a) Seriedade/Humor

(Enquanto as primeiras cinco funcionam como capítulos de um livro mas também como possíveis etapas no percurso de uma publicação, a última não se encaixa tão directamente dentro deste esquema, funcionando mais como um apêndice ou ressalva – daí a identificação através de uma alínea).


Anúncios

Filed under: Arte, Conferências, Crítica, Cultura, Design, Publicações

2 Responses

  1. duarte pedro diz:

    um óptimo tema! tenciono assistir.
    Tenho uma questão: paga-se?

    parabéns pelo blog
    Duarte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: