The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

As sombras dos piigs

Vi esta imagem há umas semanas aqui. Fica na Suíça e, segundo se diz, o escultor acrescentou o contorno do porco porque não ficou satisfeito com o pagamento – uma boa fábula para a relação entre economia e cultura durante esta crise.

Tem-se falado muito da obrigação moral de pagar a dívida, mesmo que não se compreenda bem de onde veio e quem a contraiu, porque as dívidas pagam-se, seja como for. Se não, perderíamos a nossa honra, a nossa credibilidade, nunca mais ninguém nos emprestaria dinheiro, etc. Mas desde há algum tempo que a nossa credibilidade – medida pelo mercado – é considerada “lixo”, já a perdemos.

E, para muitos de nós, a solução escolhida pela Europa e “aperfeiçoada” pelo Governo para sair da crise nem sequer deixa a hipótese da honra ou da credibilidade: o modo como se paga a dívida é simplesmente deixando de ter emprego, nunca chegando a ter emprego ou sendo encorajado a sair do seu país.

Em especial na cultura e no ensino, que entram na categoria das tais gorduras que seria essencial cortar. Se antes da crise eram empregos já quase só de nome, só raramente correspondiam a um salário, agora já nem um emprego são considerados. Se o objectivo dos nossos governantes é fazer de nós um animal mais feroz, predatório, à semelhança talvez dos escanzelados tigres célticos e asiáticos, a função das artes deveria ser lembrar, sempre que possível, a verdadeira forma da coisa, de como chegámos a isso e à custa de quê.

Filed under: Crítica, Cultura, Economia, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: