The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Modo Funcionário de Viver

O título vem de um poema de O’Neill que vale a pena ser lido, por exemplo aqui, a história autobiográfica de dois amantes separados por uma ditadura à portuguesa, que é como quem diz de baixa intensidade, burocrática. Prefere resolver as coisas de mansinho, em privado, em reuniões à porta fechada.

Pratica a censura cautelosamente, administrativamente, às vezes sem dar conta sequer que o faz – como se estivesse a fazer um serviço público, filtrando as coisas más do ar, a poluição, para manter um ambiente agradável e optimista.

Mas não há nada de público nestas actividades, antes pelo contrário: se a censura é o controle de bastidores da informação que chega ou não ao conhecimento  do público, isto é apenas censura. Não se trata de um serviço público porque não é feito com o conhecimento do público. Não se trata sequer de crítica porque esta não silencia aquilo de que fala, mas responde-lhe em público – um dos mais fortes indícios da nossa falta de maturidade democrática é a confusão regular da crítica com a censura. Ou até do trabalho do editor com o do censor.

José Gil descrevia este problema como “não-inscrição”. Eu diria a coisa de modo mais simples: não sabemos existir em público. E quando o fazemos é quase sempre em pequena escala, de modo controlado e entre amigos. Contentamo-nos com a dezena de exemplares da tese e se temos a possibilidade de ser lidos por toda a gente num blogue, acabamos por preferir a familiaridade por convite do Facebook, pregando sempre que possível aos convertidos.

Anúncios

Filed under: censura, Crítica, Cultura, Política, Prontuário da Crise, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: