The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A coerência já não é o que era

Sempre que este governo diz qualquer coisa polémica, apela à emigração, acusa a população de pieguice, e inevitavelmente lhe cai toda a gente em cima, a primeira linha de defesa é declarar que as afirmações foram retiradas do contexto, a segunda linha de defesa é que não podem ser postas no contexto.

Um dos últimos textos de Pedro Lomba no Público é um bom exemplo: Jorge Sampaio, José Sócrates e Ferreira do Amaral em várias ocasiões públicas reprovaram a lamúria portuguesa e ninguém se queixou; agora Passos reprova a pieguice e toda a gente se queixa? Onde está a coerência?

Em primeiro lugar, menosprezar uma crítica que não nos convém, apelidando-a de lamúria ou pieguice é mau, venha de quem vier. Se o objectivo é silenciar alguém, não faz a mínima diferença quem o disse e quando o disse.

Em segundo lugar, o contexto mudou: um quarto dos portugueses estão à beira da miséria, mais de um décimo está desempregado. Reclamar igualdade social, um emprego, um salário ou a simples discussão pública dos problemas que nos afligem não pode ser confundido com pieguice.

(Resumindo, a situação mudou mas os chavões ficaram na mesma.)

Curiosamente, as mesmas pessoas que defendem a coerência neste caso, são as mesmas que justificam a diferença entre as ideias pré e pós-eleitorais de Passos como sendo o resultado de uma mudança de contexto, a crise, etc.

Filed under: Design

2 Responses

  1. Por falar em coerência. Afinal eles não são tão liberais quanto isso… Se o dinheiro é um produto porque é que acreditam que o mercado financeiro deve ser fechado? (E não estou a dizer que deve ser livre, é só uma pergunta.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: