The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

É programático

Confesso que não me surpreende muito que o programa impecavelmente neo-liberal deste governo tenha sido impresso numa bela edição limitada de 100 exemplares, capa em tons de cinza-prata e batente, a 120 euros cada um: se não faz sentido no conteúdo e na função, é justo que não o faça na forma. E é claro que foi um ajuste directo. E é óbvio que foi o preço mais barato de uma consulta informal a três gráficas e que o responsável pelo descalabro foi o Ministro Miguel Relvas. Não surpreende também que as gráficas façam preços destes ao governo, tal como não surpreende que os próprios designers trabalhem muito acima do preço de mercado quando têm este belo cliente.

É um velho hábito do empresário português que, enquanto se queixa do peso do Estado e dos impostos que (diz que) paga, sempre que possível os agrava mais um pouco com estes ajustezitos directos – neste aspecto as gráficas não são muito diferentes das EDPs, dos Pingo-Doces e do resto. Nem é particularmente contraditório que o tal programa impresso a peso de ouro promova sempre que possível esta gente – não há maneira melhor de o fazer do que dar-lhe directamente e de mão literalmente beijada o nosso dinheiro.

Ainda assim – é preciso ser justo –, pode-se fazer uma leitura da situação mais caridosa e optimista, assumindo que Miguel Relvas, como muitos dos seus antecessores, é tão incompetente que nem sequer consegue pedir um orçamento a uma gráfica sem ser enrolado. Ainda bem que montes de gente votou nele. Polegar no ar e sorriso arreganhado, a deixar ver as nervuras todas das gengivas.

Filed under: Crítica, Design, Política, Prontuário da Crise

2 Responses

  1. luis diz:

    Muito bom Mário.
    Grande abraço

  2. alexandre diz:

    Apenas uma nota… com 100 exemplares não é de admirar que o preço de produção na maiadouro seja de 120€ por exemplar, visto ser uma das gráficas mais caras do país.
    Mas também produzir 100 exemplares deste objecto não compensa, muito menos em offset e com estes acabamentos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: