The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Corajoso Derrotismo

Pasma um bocadinho que a austeridade neoliberal seja considerada corajosa e responsável, tendo em conta as suas premissas.

Vejamos: se alguém mais à esquerda sugere alternativas que sacrifiquem menos a população ou que tornem esse sacrifício num investimento numa sociedade menos desigual, mais inteligente, com mais oportunidades para todos, independentemente do seu nascimento ou conta bancária, o neoliberal responde  que nada disso é já possível: o desemprego é estrutural; o estado social falhou; a Europa está destinada ao declínio face às economias emergentes, e portanto, se não é possível melhorar o emprego, a sociedade ou a Europa, mais vale apostarmos no neoliberalismo. Ou seja, o neoliberalismo não é aplicado a uma situação má porque pode ser melhorada mas porque não pode ser melhorada – e a sua lógica, essencialmente conservadora, depende disso mesmo.

A mesma argumentação derrotista já foi aplicada durante a Grande Depressão, defendo-se que o desemprego era estrutural e as economias ocidentais estavam destinadas ao declínio. Como se sabe isso acabou por ser resolvido em grande medida graças à aplicação de uma consciência maior das causas do desemprego e da maneira de o evitar, condensada na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de Keynes. É claro que a crítica actual à aplicação destas velhas ideias defende que a situação mudou e que o desemprego é estrutural e as economias ocidentais estão destinadas ao declínio. E por aí fora, e por aí adiante.

Filed under: Design

One Response

  1. […] seja, mais um bom exemplo de fatalismo corajoso, ou que já que está tudo muito mal e não se  pode melhorar a situação mais vale piorá-la […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: