The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

No fundo, o neoliberalismo é uma greve geral

Não me espanta muito que, para os lados do governo e dos comentadores a ele associados, não se leve muito a sério a ideia de greve. Que slogans, posters e cantigas de Abril pareçam irremediavelmente amadores. Mas já me espanta um pouco que se ache a greve uma irresponsabilidade que abala o bom nome e a produtividade do país junto dos mercados.

Afinal, uma greve que comprometa o bom funcionamento dos serviços públicos acaba por ser uma espécie de versão demo do país sem Estado que este governo apresenta como o seu maior projecto. Se é um transtorno um dia sem escolas, hospitais, repartições e transportes públicos, é esse o futuro que nos espera se o governo for bem sucedido. A utopia neoliberal acaba assim por ser uma espécie de greve geral permanente da função pública que, como é evidente, pode ser contornada recorrendo a serviços privados. Se as greves são um estorvo tão grande é porque, por um dia, se retira ao Governo o monopólio de bloquear tudo o que é público.

Assim, faço greve porque ainda acredito que é preciso lembrar que uma sociedade é mais do que a soma de um conjunto de interesses privados, que há coisas boas que esses interesses privados, por mais dinheiro que tenham, não conseguem dar conta. Se fechar o Estado por um dia é um problema, fechá-lo para sempre será um problema maior.

Filed under: Design

One Response

  1. […] tinha escrito por aqui que fazer uma greve geral dos serviços públicos que seja eficaz é cada vez mais difícil: fechar […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: