The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Circulem! Circulem! Não há nada para ver!

Ao que parece a PSP “tem feito com a antecedência necessária diversos apelos aos órgãos de comunicação social (…) para a necessidade de os jornalistas se identificarem, colocando-se sempre do lado da barreira policial que os separa dos manifestantes em geral”.

Ou seja, não basta a comunicação social identificar-se, como deve ainda manter uma certa distância do assunto que está a cobrir, evitando misturar-se com os manifestantes, recolhendo as suas opiniões ou registando imagens do seu ponto de vista.

A directiva dá a entender que uma manifestação é um acto criminoso ou simplesmente perigoso, no qual um cidadão ou um jornalista só se deveria embrenhar por sua conta e risco.

Curiosamente, o perigo do qual a polícia se propõe proteger os jornalistas é, como se verificou, a possibilidade de apanhar no pêlo da própria polícia. É como aqueles filmes sobre a Mafia: “Essa liberdade de imprensa que aí tens parece mesmo fixe…Era pena que lhe acontecesse qualquer coisa…”

Resumindo, trata-se apenas de censura e intimidação, feita com a melhor das intenções possíveis (como de costume), para proteger a verdadeira imprensa de maléficos manifestantes disfarçados de imprensa com a ajuda de um monte de máquinas fotográficas, credenciais de imprensa e emprego como jornalistas.

(É claro que poderia dar-se o caso de os agredidos serem apenas turistas, apanhados ali enquanto tentavam fotografar a estátua de Fernando Pessoa, mas essas pessoas de bem nunca se identificariam como jornalistas, ou coisa do género.)

Filed under: Política, Prontuário da Crise

2 Responses

  1. Alexandre M. Ferreira diz:

    amén.

  2. diamond dancer diz:

    obrigada, Mário. de tanto ouvir deturpações dos factos nos últimos dias e de tentar repetir em vão o que realmente aconteceu, começo a perder a fé na inteligência da humana. não sendo o único mas sendo dos pouco, tu ainda a vais restaurando.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: