The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Disciplina de Voto

É um conceito que sempre me irritou. Que, com toda a certeza, é um dos factores que mais afasta as pessoas dos políticos e os políticos das pessoas. Se os votos fossem realmente livres, sempre, um partido era apenas uma espécie de etiqueta que marcava uma série de interesses e orientações mais ou menos comuns. Valeria a pena um grupo de cidadãos tentarem convencer uns tantos políticos, não interessa o partido, a apoiarem um projecto. Do modo como as coisas estão, ou se convence o partido do poder – quem o dirige – ou nada feito.

Por exemplo, neste momento os partidos no poder (PS, PSD, PP) acreditam que os salários em Portugal são altos demais e os contratos rígidos – por culpa dos direitos adquiridos, etc. Argumentam que se os salários fossem mais baixos e os contratos mais flexíveis, haveria dinheiro e disponibilidade para dar emprego a mais pessoas, diminuindo assim o desemprego. É um ponto de vista discutível, por uma série de razões, mas vamos esquecer isso por um momento. Vamos apenas reter que há um conjunto de recursos escassos (dinheiro e postos de emprego) que ficam circunscritos a umas tantas pessoas, prejudicando outras tantas.

Já que está na moda só dar importância a argumentos economicistas, se calhar era uma boa ideia pensar na representação democrática como um recurso escasso que por causa de um direito adquirido (a disciplina de voto) fica circunscrito a umas tantas pessoas, prejudicando outras tantas. Já que se está a liberalizar o mercado de trabalho, até era capaz de ser coerente liberalizarem também o voto, pelo menos na votação em que isso está a ser feito.

Já que querem um Portugal mais americanizado porque não seguem pelo menos esse bom exemplo?

Filed under: Economia, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: