The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Pobres mas honrados

Assim, diz o Diário Económico que a nossa despesa pública está abaixo da média europeia. Dizem também que a dívida é das maiores. Quem ainda se dedica ao neoliberalismo concluirá que estamos no bom caminho mas que é preciso cortar ainda mais. Quem prestar atenção ao que os perigosos comunistas do Fmi andavam a dizer na semana passada percebe que não são boas notícias.

Pelo artigo não se vê que diminuição da despesa e aumento da dívida podem estar ligados, (como lembrou o Fmi): Os países que estão a ter melhor desempenho durante a crise são aqueles que têm mais despesa pública em percentagem do Pib. Porquê? Porque durante uma crise o investimento privado tende a ser cauteloso e a não gastar o seu dinheiro, mesmo que a mão de obra esteja ao preço da chuva, por exemplo. O investimento público permite manter pessoas empregadas, que de outro modo estariam simplesmente paradas. Com o dinheiro que ganham compram mais coisas o que permite a empresas privadas manterem os seus negócios.

Não é uma recuperação a sério? Não é sólida porque é sustentada pelo Estado? Que interessa? Daqui a uns anos talvez se diga que recuperamos (é pouco provável) mas que importa isso para quem esteve desempregado durante mais tempo do que demorou a tirar o curso e o mestrado e o doutoramento, num país de infra-estruturas destruídas, abandonadas? Seremos uma lição de moral que levou anos a ser dada, a custos sociais elevadíssimos e da qual se só se dirá que resultou por inconsciência ou piedade.

Filed under: Economia, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: