The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Canário

Tem-se falado muito do papel que o design poderá ter nesta crise, no sentido em que ajudará talvez a resolvê-la, mas acredito cada vez mais que será ao contrário: que a crise ajudará talvez a resolver o design.

Desde há anos, muito antes da crise, que a carreira típica de um designer vai passando pela precariedade, pelo subemprego, pelos recibos verdes, pelos estágios não-remunerados, e a sua formação vai sendo um ensino cada vez mais sobrelotado que cospe cada vez mais licenciados, mestres e doutores em cada vez menos tempo, para um mercado que até os absorve mas simplesmente não lhes paga o suficiente (ou de todo).

Note-se que a carreira típica de um designer precário revela também que, pelo menos nesta área, o mercado de trabalho já era bastante flexível há muito tempo, ignorando feriados, férias, horários, contratos, dificuldade a despedir e até salários,  sem que isso tenha qualquer género de vantagem para o trabalhador, limitando-se a manter com o seu esforço empresas de qualidade muito duvidosa.

Ou seja: muitos dos problemas laborais revelados pela crise já afligiam o design há muito tempo, tornando-o talvez numa espécie de “canário das minas”, um animal que, pela sua sensibilidade, permitia aos mineiros perceberem se os túneis estavam a ser contaminados por gases tóxicos de outro modo imperceptíveis (em geral morria no processo).

A solução que o actual governo propõe para a crise implica tornar todo o trabalho assalariado semelhante ao que já é praticado dentro do design, oficializando e provavelmente piorando todos os problemas que o afligem. Uma solução alternativa seria tentar resolver realmente todos estes problemas e não lamentá-los enquanto se assenta a recuperação económica sobre eles, como este governo tem feito.

Advertisements

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Economia, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: