The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Loja dos 400

Há quem diga, sem óbvio conhecimento de causa, que este governo não vê com bons olhos as actividades criativas. Até seria verdade, se não fosse aquela coisa altamente criativa da “criação de emprego”. Veja-se por exemplo o programa Estímulo 2012 que se oferece para subsidiar empresas que contratem desempregados inscritos num centro de emprego há mais de seis meses, pagando-lhes metade do salário até um limite máximo de 419,22 euros.

À primeira vista toda a gente fica a ganhar: alguém recebe um salário por pelo menos seis meses; a empresa fica com um trabalhador a metade do preço que pagaria normalmente. E, é claro,  cria-se emprego, porque mesmo que a contratação só dure o período mínimo de seis meses já conta para as estatísticas.

Mas vendo o truque em câmara-lenta percebe-se que nada é criado por aqui, antes pelo contrário. Uma empresa que pode contratar alguém qualificado, um arquitecto, um médico ou um advogado, por quinhentos euros, assegurando o Estado o resto, tira esse profissional do desemprego por seis meses, mas faz concorrência a empresas que estejam a pagar o mesmo salário sem a ajuda do estado. Para competirem terão que acabar por descer os salários, ou despedirem os seus trabalhadores para contratarem outros ao abrigo do Estímulo 2012.

Ou seja, aumenta-se o trabalho precário, encoraja-se o despedimento, e subsidia-se as empresas que estejam dispostas a fazê-lo. Três coelhos com uma cajadada. E calculo que estes subsídios saiam não apenas de dinheiros dos impostos e de fundos europeus mas da própria segurança social paga pelos trabalhadores, delapidando este recurso e tornando-o cada vez mais insustentável – e este é o quarto e talvez mais importante coelho, que faz pensar que anda por aí um quinto Coelho a precisar de uma traulitada.

Filed under: Economia, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: