The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Medos

Da minha parte e em relação às eleições gregas só posso dizer a sensação foi (e ainda é) de medo. Em primeiro lugar, de como a eleição num país distante ainda pode atirar o meu próprio país para o caos.

Não posso dizer que não tenha sido um alívio o Syriza ter perdido – provavelmente até para eles próprios, porque não teriam qualquer género de condições para governar. Mas não será – é óbvio –, um alívio mais do que passageiro porque a receita europeia para a crise não tem dado qualquer resultado para além de piorá-la.

É uma receita que depende sobretudo da obediência e de um medo crescente. A boa figura que Passos ou antes dele Sócrates fazem lá por fora vem, não das suas políticas resultarem economicamente, mas da sua obediência apesar dos resultados tardarem. O bom aluno não é aqui o que tira conclusões mas o que obedece sem questionar.

Das eleições gregas só posso dizer que venceu o medo, não apenas de um futuro incerto mas da pressão muito concreta feita pela Alemanha. De como, mais uma vez, um país pode mergulhar um outro no caos.

Tirando as formalidades, todo este processo pouco teve a ver com democracia. Mais uma vez fica-se com a sensação que não há outro remédio que não a austeridade, quando há – remédios igualmente penosos mas que assegurariam uma distribuição mais equitativa dos sacrifícios por todos.

Porque a democracia não é apenas o direito de todos votarem mas também a ambição de uma sociedade de oportunidades e responsabilidades iguais, que permitam a todos exercerem a sua liberdade de voto de modo informado e esperançoso.

Votar é acreditar que alguém pode representar eficazmente os nossos interesses dentro do processo de governo. Se isso não acontece, qual é a motivação para trabalhar mais do que o mínimo, para inovar mais do que o mínimo?

Filed under: Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: