The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Viagens Pela Beira da Estrada

Há um tique que revela a obsessão dos portugueses pela boa comida: se estão num bom restaurante, só raramente falam da comida que têm à frente, mas de outra, ainda melhor, que comeram em outra ocasião. Se comem carne, falam de peixe; se é truta, falam de alheira. É como se o paleio fosse uma maneira de multiplicar a abundância das mesas, desdobrando-a no tempo e no espaço.

Muita gente não consegue ver a ligação entre o português típico, sempre à procura de um restaurante novo um pouco mais longe, e os portugueses dos Descobrimentos, mas lembrem-se do que Vasco da Gama trouxe da Índia: condimentos. Aposto que, mal chegou a Lisboa, deu uma palmada no ombro de D. Manuel e disse: “Pá. Nem imaginas o Indiano que descobri!”

Este, que é talvez o mais carismático e o mais português dos livros de culinária portugueses, cumpre muito bem essa tradição de multiplicar a abudância da cozinha com o texto, a fotografia e a viagem. Às receitas de Modesto junta as fotografias de Augusto Cabrita e o design de Sebastião Rodrigues. A tipografia ornamentada e de serifa arredondada sempre que possível é típica do começo dos anos oitenta, bem como o papel fino e lustroso que suporta mal a gordura, e nas cópias mais mal usadas torna as páginas tão transparentes como papel vegetal – mas tem detalhes tão precisos e elegantes como a lombada em tela grossa, quase serapilheira a tornar o livro mais agarrável, mais físico.

O melhor da Cozinha Tradicional Portuguesa é não ser possível folheá-lo sem sentir o apelo da viagem que é inato aos portugueses, nem tanto um road-movie mas um filme-à-beira-da-estrada, com farnel ou num restaurante.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design

One Response

  1. são joão diz:

    Os meus pais tinham uma edição antiga e quando fui morar sozinha comprei um exemplar novo para mim. Nesta nova edição, o descuido editorial é tremendo, alguns títulos de receitas estão num tipo de letra diferente e a qualidade das imagens piorou bastante. Uma pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: