The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Geração Desenrasca

Sem grandes surpresas, fica-se a saber que mais um ministro obteve a sua licenciatura na idade madura, já bem depois dos quarenta, concluindo um curso com 36 cadeiras em apenas um ano, por lhe terem sido concedidas equivalências que convertem a sua experiência profissional em créditos.

Ou seja, obteve numa universidade um certificado que garante não valer a pena frequentar sequer uma universidade, excepto para obter um certificado. É a demonstração perfeita que neste momento o ensino superior já quase só cumpre funções de legitimação.

Neste sistema, o aluno aprende sobretudo procedimentos burocráticos, acatando-os ou contornando-os de acordo com a sua predisposição ética. Tal como a soja é um alimento que ganha o seu sabor através do tempero, a base de todo o percurso académico é a burocracia, polvilhada levemente de medicina, direito, engenharia, design ou arquitectura.

Sabendo isso, percebe-se que Relvas, tal como Passos, Sócrates e outros tantos, são na verdade os melhores alunos de um péssimo sistema. Os outros, os piores, são os que ainda lá vão tentar aprender qualquer coisa.

Diz-se que a geração mais qualificada de sempre está a ser obrigada a sair de Portugal. Infelizmente não: Relvas, Passos, Sócrates & companhia é que são a geração mais qualificada. Todos têm certificados de equivalência a prová-lo.

––

(Quanto à imagem: é uma amostra de AstroTurf, uma das primeiras marcas de relvado sintético. Não Relvas, portanto, mas algo equivalente.)

Anúncios

Filed under: Burocracia, Crítica, Cultura, Ensino, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: