The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Redes Analógicas

Acho que ando a ler a biografia de Luiz Pacheco praticamente desde a semana em que foi lançada, avançando por ali adentro aos sacões, à medida da disponibilidade. Um capítulo, dez páginas, nada. A capa neste momento já é de um cinza quase militar e os cantos estão todos enrolados.

À medida que fui lendo, li também os livros que Pacheco ia editando, acabando por me tornar num coleccionador afincado da Contraponto – o que não é fácil, porque são livrinhos cobiçados, meia dúzia de páginas agrafadas vendidas a peso de ouro (um dos alfarrabistas a quem comprei um – ainda barato – assegurou-me que ainda podia ser um bom investimento no caso do euro acabar).

Para mim, os livros de Pacheco são os vestígios de uma rede social construída precariamente em papel, uma espécie de origami coçado a apontar para o futuro. Textos curtos, artigos, cartas, recensões, relatórios e polémicas, produzidos a fundo perdido ou a troco de muito pouco dinheiro, em tempo roubado ao emprego na função pública, no café ou em viagem. Se é possível recuperá-los é porque se parecem muito com o que fazemos agora.

Pacheco soube associar-se a alguns bons designers ao longo da sua carreira. Para já, a sua biografia é omissa quanto a essas relações, e duvido que  as últimas dezenas de páginas me esclareçam. Pergunto-me se seria ele que lhes pagava (e como?) ou se seriam eles que acabavam por lhe oferecer o serviço, se não mesmo até dinheiro?

As publicações da Contraponto, algumas clássicas, quase iluministas, outras vezes austeras, quase pobres, feitas com as fontes mais baratas e  tintas em saldo sobre papel grosso de embrulho, ainda deixam ver as poucas opções que o seu editor tinha. Hoje em dia, o equivalente serão as redes sociais, a relativa abertura dos blogues, ou as tertúlias alargadas do facebook, onde só se entra por convite. Também aí o design é de série, o mais barato possível.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Publicações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: