The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Comissariado & Crime

A ver na RTP Memória Alexandre Melo, Clara Ferreira Alves e – acho eu – Edson Athayde a falarem sobre crítica em 1997. Melo com um grande blazer enchumaçado e camisa abotoada até cima sem gravata. Tudo em tons saturados. Perguntam-lhe como se torna conhecido um artista. Fala de galeristas, de compradores, do mercado, de como o crítico nem tem assim tanta importância. Espero um pouco e nada. Voltam a falar do mercado e dos galeristas. Outra vez dos críticos. Mas nada de comissários. Não se falava disso em 97.

Agora, são tão inevitáveis como um iPhone. Se há algo que demonstra a sua inevitabilidade é a contradição de se dizer que sempre houve comissariado (desde os anos 60, pelo menos), ao mesmo tempo que se diz que há demasiado comissariado (jantares comissariados, conversas comissariadas, facebooks, tumblrs, etc.)

É o mesmo que se dizia do design quando Hal Foster agourou sobre a designificação do mundo, de como tudo, desde os jeans aos genes, era design. Não podia adivinhar que o próprio mundo da arte haveria de fornecer o sucessor do design como termo irritantemente vago: a curadoria ou comissariado.

Se o design implicava uma reorganização elegante e talvez tecnológica dos objectos, a curadoria implica apenas uma escolha, uma selecção, a ideia que se pode produzir um discurso articulado, um argumento, através da mera escolha ou gestão, nem sequer um consumo, o que implicaria gastos ou investimentos, mas apenas uma pura ciência do gosto, tornada independente do acto de gastar dinheiro, das instituições, dos governos e do resto. No fundo, no fundo, uma arte.

Anúncios

Filed under: Arte, Autoria, Crítica, Cultura, Design

One Response

  1. Tatiana diz:

    Bom dia

    Me chamo Tatiana e faz uma semana te enviei um convite para participar de uma campanha publicitaria em Portugal. Volto a escrever para saber se nao tem interesse.
    Caso queria saber as informações basta me enviar um email. Espero poder contar contigo, já que seu blog tem o perfil do que busco. Já alerto que isso não se trata de um SPAM

    Abraços,
    Taty

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: