The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Fácil era estar quieto

20120812-165259.jpg

Um bom exemplo da Falácia da Esquerda Caviar no Público de hoje, a propósito da reabertura da Casa de Wiliam Morris: “Mas nem só de arte se fez a vida de Wiliam Morris sempre interessado na política e, sobretudo, em espalhar princípios de democratização, extensíveis às mais variadas áreas (dizem os que mais o criticam que era fácil ser-se socialista naquela época e falar em igualdade e classe média quando se recebia uma avultada renda anual de 900 libras).”

Mas, se era fácil, mais fácil seria não fazer absolutamente nada. E mais difícil seria fazê-lo sem dinheiro, meios ou influência para que o discurso tivesse qualquer efeito. Será que só pode defender a igualdade quem não tenha meios para a defender?

Tentar melhorar alguma coisa que não a nossa própria vida ou a classe a que pertencemos não é uma contradição. Há até quem lhe chame altruísmo. E é muito mais comum do que se pensa: todos os dias milhares de pessoas, muitas delas designers, trabalham sem receber um tostão, pagando toneladas de impostos, para que as pessoas da classe acima delas possam manter o seu nível de vida. Calculo que, para a Direita, esta solidariedade parecerá bem mais difícil e honesta que a de Morris.

Filed under: Crítica, Cultura, Design, História, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: