The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Verões Quentes

Por temperamento – e talvez preguiça –, não costumava ir de férias, e em especial à praia. Preferia ficar pelo Porto e aproveitar a cidade sem o peso e horário do trabalho. Usar a casa para outras coisas que não preparar aulas e dormir. Agora, depois do corte dos feriados, do subsídio de férias e da guerra geral aos direitos do trabalho, faço questão. É um dever político (e, confesso, sabe bem; apesar de não conseguir largar o trabalho, actualizando o blogue – sempre! – e aproveitando para adiantar algumas coisas que ficaram por fazer).

Neste Verão fomos a Tavira, onde alugámos um  T0, mesmo no centro, junto aos cafés, um pequeno habitat projectado cuidadosamente para turistas como nós, cápsula funcional mas elegante, mobilada, senão na Ikea pelo menos na mesma gama de tons (verde e branco), texturas (verga) e formas (modernismo light) do costume. Tinha tiques de hotel que mal se notavam: um cartão para ligar a electricidade e um pequeno suporte metálico com folhetos e publicações que pudessem interessar (horários, guias, uma monografia sobre a terra). Acima do suporte estava a fotografia, tímida e a destoar um pouco do resto, uma porta para um universo paralelo:

Demorei um pouco a perceber que aquela era a nossa varanda e que o quarto tinha sido uma sede do PS nos anos 70/80, com Mário Soares a discursar, Manuel Alegre e tudo o mais!

Só posso dizer que a sensação era a um tempo estranha e reconfortante: que uma artista, bolseira do FCT, e um designer, blogger e professor estivessem ali, em plena crise, com algum sacrifício e poupança, de Macs e bagagens, iPads e iPods (wi-fi incluído) a habitar no futuro daquela imagem a preto e branco, de punhos graficamente erguidos e microfones dos quais se adivinha o zumbido. Ficção Científica! Alegoria instantânea! E sem custo acrescido.

(A quem interessar, a casa chama-se Studio 39 e recomenda-se)

Filed under: Crítica, Cultura, Design, nostalgia, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: