The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Eurochic

Hoje apanhei este livrito do começo dos anos setenta, a falar sobre o mercado comum (a própria expressão já chegava para datá-lo). Custou 1 €, o que neste caso quase parece simbólico. A capa elegante de Derek Birdsall tenta explicar o conceito usando uma conta rematada com um “obrigado” em seis línguas, as dos membros  fundadores, encabeçados patrioticamente pelo inglês. Quem pagou a conta? Na altura, ainda não se sabia. Agora, é outra história.

Curiosamente,  a unidade monetária usada na conta é deixada em aberto. Nem sequer há virgulas ou pontos, uma possível pista. Se calhar já se andava a pensar na moeda única, cujo símbolo seria inventado muito tempo depois (1996) por uma equipa não revelada e inspirado na letra grega epsilon (Є), em homenagem ao berço da civilização europeia – não tanto uma ironia como uma homenagem que devia ter sido levada mais a sério.

Embora já seja difícil recordá-lo, o prefixo “euro” e o símbolo “€” já foram populares, usados a torto e a direito para sugerir sofisticação, abundância, “lá fora”, cosmopolitismo, etc. Calculo que a empresa que produziu os calendários abaixo, que fotografei em Mértola, tenha assumido o nome e o símbolo na viragem do século, quando a moeda única começou a funcionar. Agora, todo o Euro-chic parece quase embaraçoso.

Não que não houvessem sinais: nas últimas páginas do livrito anunciava-se isto (cliquem para aumentar):

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Economia, Política, Prontuário da Crise

One Response

  1. […] informal e nada sistemático: coleccionar artefactos de quando o Euro era fixe. Comecei com nomes de empresas, agora encontrei dois jogos de tabuleiro. O primeiro é mais antigo e isso nota-se no título. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: