The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Subsídio de Emprego

Segundo o Expresso, e resumido pelo Público, o governo distribuiu uma minuta pelos gabinetes com instruções para toda a gente afinar o tom em relação à austeridade. Nos velhos tempos, seria uma cábula; neste momento, se calhar podia ser um Relvado. E é bom, muito bom. Tanto que só o consigo imaginar lido pelo Camilo de Oliveira ou pelo Carlos Cunha (ou pelos dois, com máscaras de Irmãos Metralha).

Por exemplo, os impostos afinal não sobem: “As contribuições dos trabalhadores sobem, mas as contribuições das empresas descem. Como um todo, a economia não fica mais sobrecarregada com impostos/contribuições. Isso é que é importante salvaguardar. O impacto na actividade económica será positivo”. Brilhante. E já agora Portugal não está a ficar mais pobre. Toda a gente está mais miserável, mas o Soares dos Santos está mais rico. Portanto a coisa equilibra.

Nem vale a pena dizer que com menos salários menos procura; menos procura, menos contratações por parte das empresas (porque essa coisa da quebra de procura, para o governo não existe; é uma conspiração de esquerda; uma espécie de greve do consumo). E, com austeridade cá dentro e austeridade lá fora, as empresas vão fazer o quê ao dinheiro que os trabalhadores são obrigados a dar-lhes? Se calhar o Governo está à espera que o gastem nas compras, para estimular a economia, a procura.

Ou então, isto é um programa do “Género adopte uma empresa”. Eu que sou funcionário público posso adoptar duas vezes mais empresas que os meus amigos do privado. Ena! Não posso trocá-las por uma tartaruga?

E é genial que tudo isto seja feito através da Segurança Social, que dantes se encarregava daquela coisa bafienta dos “subsídios de desemprego”. Agora, tendo em conta que os trabalhadores pagam para gerar emprego, se calhar devia chamar-se a este imposto um subsídio de emprego.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Economia, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: