The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Lisboa e Tejo e Tudo (1956/59), 1989

É um livro pequeno, fino, com pretos muito escuros e páginas grossas às vezes um pouco soltas, outras vezes demasiado presas, com a cola subindo um pouco pela página (provavelmente o restauro de algum alfarrabista menos cuidadoso). As fotografias são quase familiares; lembram outras. O título e os autores (Costa Martins e Palla) lembram também outro livro.

Não é uma continuação de Lisboa Cidade Triste e Alegre mas um catálogo construído sob a forma de ensaio visual. Acompanhou a segunda versão da exposição de 1982 com o mesmo nome e foi produzido pela Ether, fazendo parte das comemorações dos “150 anos do anúncio oficial da fotografia ao mundo”* – pelo menos é isso que me parece dizer; a página de introdução está um pouco colada. É narrativo de um modo mais evidente que o seu familiar mais famoso, com um poema acompanhando em contraponto as fotografias, numa fonte que lembra a de uma máquina de escrever. Além das fotos, há esboços, maquetes, páginas do livro anterior, uma introdução e uma nota biográfica dos autores.

A sensação que tive quando o encontrei foi a de encontrar uma versão vista em sonhos de um livro que queríamos muito e conhecemos demasiado bem.

* Há um catálogo da Ether sobre os 150 anos com uma introdução de Santana Lopes, secretário de estado da cultura, mas não o consigo encontrar aqui por casa.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Fotografia, História

One Response

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: