The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Aritmética

Mais uma vez leio Pacheco Pereira e tirando um ou outro pormenor, concordo, o que no ambiente actual é um risco (afinal, ele tem uma ideia bastante tosca do papel da cultura e do seu financiamento).

Mas, para muita gente, concordar com alguém é o equivalente a concordar com tudo o que essa pessoa disse, diz ou dirá, fez, faz ou fará. Ficamos unidos pelo acto de concordar noVerão e no Inverno, na saúde e na doença – casados à maneira vitoriana, quando já nem os casamentos são assim.

E – é claro – o mesmo acontece quando se discorda. Não basta discordar: é preciso fazê-lo com o rigor e a duração de uma praga biblíca. Não podem ficar dúvidas. A maneira mais correcta será refrear a intensidade um pouco antes de ser preciso recorrer a advogados ou à polícia.

Não se tem essa obrigação apenas com os outros mas com nós mesmos. Sob pena de nos apontarem como incoerentes ou até mentirosos, temos que concordar com todas as nossas opiniões passadas, que tivemos e que não tivemos. Mas mudar de opinião é um acto de incoerência. Sem isso não se pode melhorar, ou pelo menos experimentar.

Assim, as pessoas pensam muito bem antes de se comprometerem, antes de dizerem que concordam, mesmo quando concordam. É uma boa receita para dividir irremediavelmente a sociedade, partindo-a em fundamentalismos cada vez mais ridículos.

Seria útil lembrar que as opiniões são divisíveis, em primeiro lugar de quem as tem e depois uma das outras. Pode-se escolher a combinação exacta de concordãncia que dedicamos a alguém ou às suas opiniões. Em termos do debate público é aquilo que temos em comum com essa pessoa e, por pequeno que seja, é aquilo que nos une, num contexto onde isso não é nada fácil. As opiniões são sempre divisíveis para que o pouco que nos une não o seja.

Filed under: Ética, Crítica, Cultura, Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: