The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Tua, Património Mundial da Humidade

Segundo o Público, a Unesco não considera que a barragem da Foz ameace o estatuto de Património Mundial da Humanidade da região do Alto Douro Vinhateiro, louvando a decisão de enterrar os edifícios da barragem como estratégia para diminuir o seu impacto. Calculo que o facto de haver ali o dedo de arquitecto de renome também não prejudique o valor patrimonial da enormidade.

Um argumento fraquinho, sabendo que boa parte do vale do Tua vai ficar debaixo de água irremediavelmente, que a fauna de uma albufeira é muito distinta da de um rio, etc. E  que é bem provável que o consumidor só veja os ganhos da barragem naquela parte da factura da electricidade que diz “% para as energias renováveis”. E o ganho não vai ser dele (consumidor); e nem a energia é inteiramente renovável, porque implica uma trauma irrecuperável para todo um ecossistema; o renovável só significa que a barragem vai ficar lá de pedra e cal, com o bónus acrescido de, tendo sido construída por Souto Moura, ainda termos que aturar daqui a uns anos gente a lamentar-se que aquele património está ao abandono – porque vai acabar por estar, não sei porquê, nem como (mas é o que acontece sempre com este género de trambolhos). E ainda fazem lá um hostel para arquitectos (feito pelo próprio Souto Moura).

Filed under: Arquitectura, Crítica, Cultura, Design, Economia, Política

One Response

  1. maria diz:

    de certeza absoluta que devem estar a fazer uma réplica do douro num outro sítio qualquer do planeta.( talvez com os mesmos arquitetos ou parentes próximos) No problem, o vinho generoso será importado.
    E.. as águas estagnadas poderão servir para a criação de mosquitagem … talvez malária ou do género. Importar vacinas… caso não resulte.. azarinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: