The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Última Utopia

Durante o Pós-Modernismo falava-se muito do fim das Grandes Narrativas, uma maneira de dizer que já não havia um grande sistema capaz de unir, a bem ou a mal, a sociedade. Tudo era relativo: o Marxismo, a Ciência, a Religião. A História, até. Já ninguém levava a sério as grandes utopias modernistas (daí o Pós). Já ninguém acreditava na possibilidade de uma Linguagem Universal, fosse na matemática, fosse nas línguas, fosse nas artes. As Vanguardas, a Arquitectura, o Design, todos eles já passaram a sua fase moderna, heróica, em que acreditavam ser essa linguagem, capaz de promover a harmonia entre os homens e de melhorar a sociedade. Mas, pelos vistos, ainda havia espaço para mais uma utopia: a Economia.

Se começou por ser aplicada ao dinheiro e às transacções, neste momento já se diz que pode ser, com vantagens, aplicada a tudo. Que tudo é, ou pode ser, Economia (já se disse o mesmo do design): desde a ética ao ensino, não há problema que não possa ser explicado ou resolvido pela sua aplicação. Mais do que um triunfo do Capitalismo, trata-se efectivamente de um triunfo da Economia, porque mesmo a oposição aos valores mais extremos do Capitalismo se faz dentro da disciplina, opondo Keynes a Friedman ou Hayek, e lembrando que mesmo o Marxismo era uma doutrina económica. É a nova Linguagem Universal, que se sobrepõe a tudo e que tudo explica, uma matemática do comportamento humano medido em dinheiro.

E é claro que falhou, e falha, como todos os dias se podem ver pelos jornais e pelos telejornais. Desde o 2008 que se assiste a isso. O colapso da confiança dos Mercados é o fim da idade heróica da Economia.

Filed under: Crítica, Economia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: