The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Anibáis Racionais

20121106-224840.jpg

Esta senhora diz que o Cavaco dela fala.

Só vejo televisão muito de vez em quando, em geral no ginásio, enquanto corro. Hoje a Sic Notícias fez algum estardalhaço à espera que Cavaco quebrasse o seu silêncio. Não sei se o chegou a fazer. Só vi um directo do presidente a inaugurar um hotel de luxo do Grupo Pestana no Parque das Nações. Sublinhou que a solução para Portugal seria investir no turismo, presumo que de luxo. Aí terminou a minha corrida. Se calhar disse qualquer coisa aos jornalistas à saída. Não faço ideia. Para mim, um Presidente a inaugurar um Hotel de Luxo, privado como é evidente, parece-me uma excelente mensagem sobre a crise e o modo como se está a resolvê-la: uma cultura que celebra o luxo mantida com o trabalho de gente que se espera pague para trabalhar – desde senhoras da limpeza a designers.

E — já que se fala de gente que paga para trabalhar — que tal o Ensino Superior? Hoje recebi o mail de um dos sindicatos onde se dá conta que os professores que têm as carreiras congeladas ainda têm que pagar do seu bolso a publicação dos seus artigos e participação em congressos (há cada vez menos dinheiro de apoios para isso). Chega-se facilmente às duas ou três centenas de euros por artigo. O mail falava da injustiça de haver gente no mesmo escalão a receber salários radicalmente diferentes e em situações de segurança profissional muito distintas entre si, que beneficiam os professores mais antigos, dando-lhes meios e tempo para conseguirem publicar mais facilmente papers, irem a congressos, etc.

Pessoalmente, acho bastante curioso que se pague para publicar artigos. É uma inversão completa do processo habitual – que seria ser pago pelo trabalho feito; neste caso, é o trabalhador que paga para continuar a ter o emprego.

Anúncios

Filed under: Ética, Crítica, Cultura, Economia, Ensino, Política, Prontuário da Crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: