The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

“Regabofe de Austeridade”

,podia ser a tradução para este Austerity Binge, escrito nos anos setenta por Bevis Hillier. Dei com ele enquanto lia o England’s Dreaming, de Jon Savage. A austeridade é a do pós-guerra e o regabofe é a histeria revivalista dos anos 50 (Rockers, American Grafitti, etc.) A austeridade de uma época recuperada enquanto excesso e nostalgia por outra, também ela austera.

Mais uma peça para o meu projecto da “ostentação indignada”, que é uma espécie de teoria argumentando que, em épocas onde a austeridade é forçada a partir do topo nas classes mais baixas, o estilo, o excesso e a ostentação tornam-se numa atitude de protesto político.

Apesar da ideia me entusiasmar, não sei se vai aparecer qualquer coisa do género com a austeridade actual aqui em Portugal. Embora seja imposta às classes baixas, serve para sustentar uma estratégia de crescimento baseada no luxo e no turismo gurmê – ainda esta semana o Expresso tinha um especial sobre o consumo de luxo. Ou seja, não é um desígnio nacional coeso: divide claramente a sociedade em duas partes. Assim, uma ostentação popular não desmascara uma falsa austeridade das elites, porque estas nem sequer escondem a sua ostentação.

Se calhar, a alternativa seria não uma “ostentação indignada” mas um “minimalismo indignado”, uma apropriação extrema da ideia de austeridade que envergonhe aqueles que a pregam mas não a cumprem. Uma recuperação de valores como o serviço público, de comunidade, feito com o mínimo de adereços e de individualismo.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Design, Design Especulativo, nostalgia, Política, Prontuário da Crise

2 Responses

  1. Estou na Alemanha e por momentos pensei que isto seria interessante. Até que passou a ser humilhante e desisti da ideia.

  2. Obviamente, enganei-me no post para o ultimo comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: