The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

This American Life (update)

Enquanto corro, gosto de ouvir podcasts, e em particular o brilhante, brilhante This American Life. Dura entre 45 minutos e uma hora (perfeito para uma corrida). É dividido em actos, que podem contar a mesma história ou tratar três ou quatro histórias diferentes, sob o mesmo tema, em geral algo enviesado mas que se acaba por revelar fascinante. É costume reportagens alternarem com leituras de histórias de ficção, gravações de comédia stand up ou até peças de música. É um programa da Chicago Public Radio e mostra como o serviço público pode ser inteligente, cativante e inesperado.

Gosto particularmente quando tratam de política, mostrando uma América muito diferente da dos filmes e das séries, sempre com uma preocupação de mostrar os dois lados da questão mesmo quando isso parece impossível. Um dos últimos programas foi sobre o antagonismo cada vez maior entre eleitores republicanos e democratas, que divide famílias, obriga algumas pessoas a esconderem a sua filiação política e transformou a política de alguns estados numa batalha campal ofensiva e ressentida. Neste ambiente, os moderados de cada partido começaram a ser isolados e eventualmente postos de parte, substituídos por gente mais radical.

Outro tema recorrente é a privatização. Num dos programas cobria-se uma cidade que cortou dramaticamente os seus impostos, e em contrapartida começou a só fornecer serviços públicos como trocar lâmpadas de iluminação pública, recolher lixo ou limpar neve a quem estivesse disposto a (ou pudesse) pagar directamente por isso. Naturalmente, os bairros mais pobres começaram a ficar às escuras, sujos e entupidos de neve. E no final, quem defendia a iniciativa admitia que não se poupava dinheiro, era ela-por-ela, mas a satisfação de não depender do Estado pelos vistos valia a pena.

Em outro programa, um dos meus favoritos, investigava-se uma nova maneira de produzir jornalismo através de outsourcing. Uma agência de notícias contratava por 4 dólares à hora gente nas Filipinas ou na América do Sul para escrever artigos sobre histórias locais, com base em pesquisas feitas pelos próprios na internet. As histórias são assinadas com pseudónimo com uma biografia americana gerado pelo software usado pelos “correspondentes”. Uma peça sobre uma votação num conselho camarário no centro dos Estados Unidos podia ser investigada por alguém a um hemisfério de distância. Muitos jornais americanos de referência recorrem cada vez mais a agências deste género para controlarem os seus custos, o que torna este num tema que os envergonha e que portanto não é tratado.

São histórias que descobrem as consequências pessoais, éticas e sociais da política, quase sempre inesperadas. Seria importante ter a sensibilidade de fazer o mesmo por aqui, ir além do chavão mas também do caminho mais batido.

Update: Agora com links para cada um dos programas.

Anúncios

Filed under: Crítica, Cultura, Não é bem design, mas..., Política, Prontuário da Crise

3 Responses

  1. André C. diz:

    Caro Mário,

    Também eu sou um seguidor do podcast This American Life, sobretudo por nos habituar a uma profundidade que raras vezes se encontra nos media actuais. Confesso que gostaria que tivesse incluido links directos aos programas que refere. Não os ouvi todos.

    Na minha opinião, o duplo podcast sobre a fábrica chinesa contratada pela Apple foi um dos mais brilhantes momentos de rádio que já ouvi. Não tanto pela peça original mas sobretudo pela segunda parte, a retractação.

    Parabéns pelo seu blog,
    André C.

  2. André C. diz:

    Agradeço eu! Toca a ouvir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: