The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Rosnadelas

Ontem foi um dia de enjoo físico, perante a enxurrada de insultos, ódiozinho e preconceito miúdo que foi despejada em cima de quem foi protestar pacificamente à frente do parlamento. Choca-me que o Governo e comentadores profissionais ou virtuais metam no mesmo saco gente que atirou pedras e gente que os tentou dissuadir em vão e ainda acabou por apanhar.

Choca-me que se elogie a contenção da polícia. Se aguentaram umas horas sem reagir ou intervir, no fim acabaram por bater em tudo quanto mexia. Ao fim do dia, não houve contenção nenhuma. Muito menos intervenção selectiva. Pelas minhas próprias contas houve pelo menos cinco jornalistas agredidos à bastonada, ferrados por cães e até hospitalizados. Se isto é intervenção selectiva, é caso para ter muito, mas muito medo.

Tudo isto mostra a coragem que é preciso ter por aqui para descer à rua, para dar o corpo ao manifesto, arriscar a pele em nome do que quer que seja. E, se as coisas correm mal, ainda se é insultado por cima.

Pessoalmente, incomoda-me ver gente nas manifestações com cartazes a dizer mal de quem só protesta no facebook. Não faz sentido achar que o protesto é mais puro, sincero ou mais eficaz se só for feito na rua. Quando se pode usar duas armas, porquê rejeitar uma delas? Não é por acidente que alguns governos tentam criminalizar a organização de manifestações através das redes sociais. Porém, acho muito pior, desprezível até, quem fica em casa a insultar quem se manifesta. E não, na maioria dos casos não é opinião, mas insulto puro e simples.

Se tivesse mesmo que escolher entre quem sai à rua e diz mal do facebook e quem usa o facebook para dizer mal de quem saiu à rua, aturava os primeiros – a ranger os dentes, é verdade. Mas, se a escolha fosse minha, preferia que ambos usassem um pouco mais a cabeça.

Filed under: Crítica, Cultura, Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: